"É a vida, mais que a morte, a que não tem limites."

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

DIA DE AÇÃO DOS BLOGS

Hoje é o Dia de Ação dos Blogs. O tema desse ano é o Clima.
O Dia de Ação dos Blogs é um evento anual que une blogueiros de todo o mundo postando sobre o mesmo tema, no mesmo dia. Cada um a sua maneira, impulsionando a discussão de um assunto de importância global.


Campanha TicTacTicTac – GCCA-BR

(reprodução do site http://www.tictactictac.org.br/)


A Campanha Global de Ações pelo Clima (GCCA, na sigla em inglês) é fruto de uma aliança inédita de organizações não-governamentais, sindicatos, grupos religiosos e pessoas que tem como objetivo mobilizar a sociedade civil e a opinião pública para que os governos se posicionem e estabeleçam metas ambiciosas e justas em prol de decisões concretas para combater as causas das mudanças climáticas e amenizar seus efeitos.

O objetivo da campanha é consolidar uma série de ações em diversos países, que culminarão em uma plataforma de orientações e reivindicações a ser apresentada durante a COP-15, realizada de 7 a 19 de dezembro de 2009, em Copenhague, Dinamarca. A campanha mundial GCCA está sendo implementada com prioridade em alguns países importantes para o êxito das negociações, ou seja, para que tais países tenham posições e compromissos mais efetivos e adequados para salvar o planeta da catástrofe climática. A lista desses países inclui Brasil, Japão, Canadá e Polônia (que preside o processo de preparação da COP antes de Copenhague).
No dia 29 de agosto, a GCCA lançou mundialmente a Campanha TckTckTck, uma contagem regressiva de 100 dias para a COP-15, que envolve mobilização massiva de todos para pressionar lideranças governamentais a assumirem um acordo justo e equitativo na COP-15.
A iniciativa busca conseguir do governo brasileiro um posicionamento mais firme e ousado na Cop-15, tanto assumindo compromisso concreto, quanto ampliando sua posição de liderança positiva. Para isso, a GCCA tem como objetivo facilitar a sociedade civil a assumir uma ampla articulação e organização pública no compartilhamento e disseminação de conhecimentos, rápida colaboração e metas para tornar a campanha uma importante ferramenta de participação popular nas determinações que serão adotadas na COP-15, em dezembro de 2009.
Entre os resultados previstos pela GCCA, está a criação de um abaixo-assinado, que documente e torne visível a mobilização e as demandas reunidas na GCCA. Esse gigantesco abaixo-assinado compilará as adesões do mundo e as assinaturas serão colhidas através do site ou através de abaixo-assinado em papel pela organização da campanha em cada país-sede e consolidados pela organização internacional da iniciativa.
A plataforma mínima do abaixo-assinado é composta por:
• Garantir que o aquecimento global ficará bem abaixo dos 2oC em relação à média histórica, estabelecendo metas e mecanismos para que, antes de 2020, comecem a decrescer as emissões globais de gases do efeito-estufa.
• Reduzir as emissões dos países desenvolvidos em pelo menos 45% até 2020, frente aos níveis de 1990.
• Estabelecer objetivos mensuráveis, verificáveis e reportáveis para redução substancial das emissões de países em desenvolvimento emergentes e em rápido crescimento econômico, viabilizados por medidas apropriadas a cada país.
• Apresentar medidas concretas de mecanismos e compromissos de aportes financeiros, para apoiar países em desenvolvimento na estabilização e posterior redução de emissões, e na sua adaptação às mudanças climáticas.
• Aprovar a criação de soluções e mecanismos de REDD (Reduções de Emissões Associadas ao Desmatamento e à Degradação Florestal), justos e aplicáveis a curto prazo.
• Promover a sustentabilidade e dignidade do desenvolvimento humano e a integridade dos processos ecológicos, mediante a transformação da economia e o fortalecimento da democracia.
Para saber mais:

2 comentários:

Heloísa disse...

Nina,
Essa é uma campanha ultra-importante, e que merece todo o apoio.
Beijo.

Nina disse...

Realmente, Heloísa.

Fiquei muito triste hoje ao ler que o Pólo Norte será mar navegável durante o verão em apenas 10 anos... As ações precisam ser imediatas, e feitas por todos.

beijo

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails