"É a vida, mais que a morte, a que não tem limites."

domingo, 21 de setembro de 2008

Viagem de trem - 2

(continuação do post anterior)
Dentro do trem, tudo é novidade! As máquinas fotográficas não param.

Atrás de mim, um homem filma tudo. Aliás, filmou sem parar a viagem inteira. Infelizmente, acho que ninguém irá aguentar ver o filme todo, longuíssimo...Chato!

Minha menina pula de banco em banco, ora conosco, ora com a teacher, ora com os amigos... Um conjunto regional entra e toca algumas músicas. Mas logo o balanço suave e o barulhinho ritmado começam a fazer efeito. Ela, que dorme no carro em qualquer passeio que dure mais que alguns minutos, começa a se encostar, os olhinhos lutam para ficarem abertos. Ela fala:

- Quanto mato, né, mamae?

E dorme.

Realmente, pela janela passam lindas paisagens verdes, meio encobertas pela neblina. Nem parece final de setembro! Está um dia típico de inverno e ao passarmos lentamente pela cidadezinha no mais alto da serra, parece que o trem nos levou para o passado, em outro país... Tudo está envolvido pela névoa branca, não há carros nas ruas e as poucas pessoas que passam estão com pesadas roupas de inverno. Enquanto o trem passa apitando, todas acenam e sorriem. Das casas, saem crianças com bochechas rosadas de frio, que pulam dando tchau!

O trem deixa a cidade e continua sua viagem por entre a natureza. Passamos por pontes e túneis.

Minha menina dorme...

Perto do meio-dia, chegamos à nossa parada para o almoço. Meio desorientada, minha filha acorda, olha em volta, sorri...

O almoço é em um salão comunitário, à sombra da torre de uma igrejinha. Bonito cenário. Mas a comida, bem ruinzinha, é o único ponto negativo do passeio.
Minha menina quer ir ao banheiro, a fila é enooooorme! Ela faz xixi no murinho e fica bem feliz por mais esta quebra de rotina. Quanta aventura!
O trem apita três vezes. Hora de voltar!
Desta vez minha menina vai bem acordada, aproveita as curvas e túneis, o amigo, a teacher. Os adultos se encantam alternadamente com a linda paisagem que corre pela janela e com as crianças dentro do trem.
Muitas pessoas estão à beira da estrada vendo o trem passar.
Adeus, adeus...
E logo chegamos, de volta ao ponto de partida... Todos felizes, com um brilho de infância no olhar.
A volta para casa é bonita e tranquila, em meio à neblina da estrada. Levamos a teacher para casa, minha menina quase chora...
Foi tudo tão bom! E o que vai ficar na lembrança da minha menina com certeza será terno. Talvez ela se lembre mais de a professora ter dormido em casa, de fazer xixi no muro, da rosca imensa... Mas misturada à estas lembranças, estará o balanço do trem.
E envolvendo tudo e todos, como a bruma, o amor.
(Para saber mais:

9 comentários:

Honestino Afonso Xavier disse...

bom dia..

parabéns pelo blogger..
quando der visite o meu
deixe recado..
abraços

Michele Rosa disse...

Olá, viajei junto à vocês neste trem, me imaginei com minha pequena, que delícia!!!

Tô adorando... Já gamei!

Bjocas da Mi

Danny disse...

Ah! Nina, como gosto de ler seus textos, até vc descrevendo o passeio com sua menina me emociona, fico imaginando, parece filme, que gostosa que deve ter sido essa viagem, inesquecivel mesmo, até pra mim que somente li. Beijão!

Carol Strelow disse...

Oi Nina

Fomos naquele café que você indicou, o Kiwi!Fizemos um relato caprichado lá no blog!

Obrigada pela dica!! =)

Ju Rodrigues disse...

Oi Nina!
Adoramos a sua visita!
A indicação foi divina!

Então, o da Presidente Coutinho eu já conheço! O nome é "O Santo Café"! É pequenininho mas bem gostosinho também! Vou sugerir para as meninas!

Beijoca

Mariana disse...

NIna, querida...
os seus textos costumam me encher...
me enchem de imagens, de lembranças, de sentidos, de vontades, de saudades, de delicias, eles me enchem tanto...
q delicia lê-los!
obrigada!
bjinhos e bom fim de semana!
Mari

Heloísa disse...

Nina,
Adorei os relatos da sua viagem de trem. Que delícia de viagem!
Gosto muito de trens e falei meio "en passant" sobre a minha primeira viagem de trem, feita há muitos e muitos anos atrás. Se você tiver interesse, visite esse meu blog, cujo endereço é http://helofoto.blogspot.com
Beijos
Heloísa

vida cotidiana disse...

Nossa que texto maravilhoso, viajei com você...
Bjs

Manu disse...

Que fofura!!!
Essa menininha de cachos deve ser linda!!!

=)))

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails