"É a vida, mais que a morte, a que não tem limites."

terça-feira, 6 de julho de 2010

UNPLUGGED


Arrumando as malas para viajar para as montanhas de Minas com minha filha e minha mãe, separei livro, notebook, internet portátil. Mas na hora de fechar as malas, deixei tudo isso de lado. Eu precisava de um tempo assim, de olhar para dentro de mim e para fora, para a vida real. Dias inteiros de olhos nos olhos e não nas letras, sem refúgios escapistas. E lá fomos nós, logo após a derrota do Brasil para a Holanda.
Foram 3 dias maravilhosos em Gonçalves/MG. Dias de ser mãe e de ser filha. Em uma cidadezinha  de morros e cercada de montanhas, bem como gosto. Mais importante, estivemos rodeadas de novos amigos. Fomos a um casamento único, daqueles de dar lágrimas nos olhos. Ainda mais especial porque a celebrante foi a minha mãe, escolhida pelos noivos, encantadora em suas palavras. E tudo estava lindo, pensado e feito com carinho. Eu há tempos queria conhecer o Kitanda Brasil, um restaurante que tem a alma da sua dona e os sabores da terra cultivada com amor. Eu, como sempre, logo comecei a fotografar tudo, desde os preparativos e... Minha máquina fotográfica pifou. Mistério das Minas Gerais...Muita energia, talvez... Ainda tentei usar o celular, mas não é que a bateria acabou após algumas fotos? Foi mesmo uma viagem para ficar eternizada lá onde ficam as coisas boas, na lembrança, e não escondida na memória do computador.
Minha menina foi um encanto. Ela cada vez me surpreende mais com sua sabedoria. Pensei tolamente que seria uma ótima oportunidade para conversar com ela sobre diferenças, já que havia muita coisa inusitada, pessoas diferentes. Porém, é ela quem sempre me ensina que somos todos iguais. Ela sequer estranhou o cardápio. Ao contrário, enquanto algumas crianças escapavam da festa para comer PF na praça, ela me pediu pra voltar para almoçar o menu degustação no dia seguinte. E lá fomos nós, cometer a quase heresia de comer com pressa o que é feito para ser apreciado devagar... Contudo, inesquecível. O Kitanda já está entre meus lugares preferidos de todo o mundo.

Voltei pra casa para enfrentar uma segunda-feira difícil, fortalecida pela minha pequena gourmet, que não se cansa de me mostrar que a vida é para ser saboreada. Com calma.



Reparou que tudo esse coador individual? Coisas do Kitanda...

16 comentários:

Marcos disse...

Que viagem maravilhosa, alias minas é tudo de bom. Povo acolhedor, culinária de dar inveja e de fazer gula também. Doce e salgados!

Sem contar que o visual é fantástico, e você fez muito bem de ficar "web free" por alguns dias, curtir sua filha... porque quando menos você esperar ela já está grande então curta mesmo os momentos com ela.

Eu vou para tiradentes mais para o final do ano, ficar uns dias curtindo um pouco de história e boa comida...rs...rs.

bjs

Nina disse...

Marcos,

ah, quando tiver a oportunidade, vá conhecer Gonçalves! Tudoo de bom! Aliás, como você bem disse, Minas é toda assim!

bjo

Claudia disse...

Nina,

primeiro parabéns pelos dois anos do blog, meu blog em breve completa dois também mas eu me sinto como se fossem 20 anos. Que loucura. Ando cansada, muito cansada, tantas coisas, mas estou voltando aos blogs.

Adorei conhecer o Kitanda através de você, fiquei curiosa, fui a Gonçalves uma vez, uns 18 ou 20 anos atrás, uiiii, uns amigos tinham casa.

Bj para você e para a filhota,

C.

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Nina,
Que dias gostosos.
Gonçalves é um lugar que está nos meus planos de viagem, mas ainda não aconteceu. Às vezes acho que o caminho para lá deve ser meio complicado e adio a viagem.
E essas dicas que você nos deu, são preciosas.
Beijos.

Danny disse...

Ah! Amiga, que passeio maravilhoso deve ter sido, momentos como esse devem ser registrados em nossa memória mesmo que é capaz de guardar até o sentimento.
Deve ter sido lindo o casamento celebrado pela sua mãe.
E como é bom partilhar de momentos tão gostosos com nossas pequenas que estão sempre nos surpreendendo.
Bjs!!!

Patrícia disse...

Nina, Minas é realmente tudo de bom! Tudo lá é lindo e doce. Não conheço Gonçalves, mas fiquei com muita vontade de conhecer.

É incrível como as crianças tem sempre algo de bom para nos ensinar!!!

Beijos

Neide Rigo disse...

Nina,
eu ia sempre pra Gonçalves, mas coincidiu, depois que a Tanea abriu o restaurante, de não ter tido oportunidade. Ontem mesmo uma amiga convidou pra ir, mas não pude. Nem vou poder no fim de semana. Mas uma hora eu vou. Ah, se vou. Deve ter sido uma delícia a viagem de três gerações.
beijos, N

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Morro de vontade de conhecer Gonçalves. Pedirei dicas quando for.

Ótimo relato.

Beijão,

Bela - A Divorciada

Nina disse...

Claudia,

Que bom recebê-la de volta! Sabe que lembrei-me de você lá no Kitanda, por essa sua saudade do que é brasileiro? Quando voltar ao Brasil, Gonçalves é uma viagem que vale a pena!

bjo

Nina disse...

Heloísa!

Não é complicado não! Pode ir que eu recomendo muito (quando for, tenho mais dicas)!

bjo

Danny,

Foi maravilhoso mesmo! Dias inesquecíveis!

bjo

Nina disse...

Patrícia,

lindo e doce, mesmo! Vá a Gonçalves, recomendo!

bjo


Neide,

que chegue logo sua hora de ir a Gonçalves, tenho certeza que você vai adorar e nos presentear com relatos deliciosos! Você viu no link que a Tanea postou o cardápio do casamento? Hum... delícia!
(Ah, foi uma honra um comentário seu por aqui!)

bjo

Nina disse...

Bela,

Isso, vá sim, e peça as dicas! Tenho um monte, rs!

bjo

Anônimo disse...

Hum... Parece ser um ótimo lugar para se estar a dois...

beijo

Dani Brito disse...

Fechei os olhos e me imaginei nesse lugar! Tenho um fascínio por Minas que não tem ideia. Desde a adolescência.

E quanto aos filhos...sim, estamos sempre aprendendo com eles!

Beijo, querida.

Nina disse...

Anônimo,

Recomendo! Obrigada pela visita,

bj

Dani,

Ah, Gonçalves é uma delícia! Quanto tiver a oportunidade, vá! Eu adoro os invernos azuis aqui do Sudeste!

bj

Anônimo disse...

Gosto muito do seu blog, passo sempre por aqui, suas palavras sempre me tocam.

Seja feliz!

Carla

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails