"É a vida, mais que a morte, a que não tem limites."

quarta-feira, 12 de maio de 2010

SEGUE O TEU DESTINO



Segue o teu destino,
Rega as tuas plantas,
Ama as tuas rosas.
O resto é a sombra
De árvores alheias.

A realidade
Sempre é mais ou menos
Do que nós queremos.
Só nós somos sempre
Iguais a nós-próprios.

Suave é viver só.
Grande e nobre é sempre
Viver simplesmente.
Deixa a dor nas aras
Como ex-voto aos deuses.

Vê de longe a vida.
Nunca a interrogues.
Ela nada pode
Dizer-te. A resposta
Está além dos deuses.

Mas serenamente
Imita o Olimpo
No teu coração.
Os deuses são deuses
Porque não se pensam.
           

Fernando Pessoa

(Odes de Ricardo Reis)

7 comentários:

Patrícia disse...

Nina, seguir o meu destino é sempre muito difícil para mim... Espero que seja muito mais fácil para vc!

Beijos

Marcos disse...

Deixa a vida te levar....

Destino é para mim aquilo que me pertence, bom ou ruim!

bjs

Nina disse...

Patricia, Marcos,

Interpretar um poema é muitas vezes pessoal. Esse é um dos meus preferidos.
Encaro "destino" não como fatalidade, mas como direção, meta. Nesse sentido, posso agir sobre o caminho.
Marcos, não gosto da idéia de "deixar a vida me levar", prefiro agir no que posso mudar. Mas concordo com sua definição de destino, ótima!
E sim, Patrícia, acho muito difícil aceitar aquilo que não posso alterar.

Gosto desse poema pela idéia de poder agir no meu caminho, ao mesmo tempo que aceito os limites - meus, dos outros... Cada um cuidando de suas rosas. Ele também me inspira a ter - ou tentar ter - serenidade para aceitar o inevitável e ser mais leve. A vida é sempre mais ou menos do que queremos...
Então, não devemos nos pensar tanto. Nem sempre a vida nos oferece respostas.

Vejo também uma mensagem de paz e libertação daquilo que não se pode ter: que siga o seu destino, sem dores.

Beijos!

Serpa disse...

PERFEITO!!!!!

Eu adoro esse texto ... regue tuas plantas .... são deuses porque não se pensam ....

Você é quem você é, e isso deveria bastar a todos nós .....

O mestre é o mestre mesmo, perfeito F Pessoa sempre!

Nina disse...

Alexandre,

Isso aí, você disse tudo: o mestre é perfeito sempre!

Bjo

Unknown disse...

É a vida mais do que acidentes, é maior do que caprichos e desejos, é indiferente a juízos personalísta, enfim, a vida é o desafio que nos obriga a sermos melhores do que supomos ser.

RMG

PS - bela imagem... a conheço bem!

Nina disse...

RMG,

Obrigada pelo comentário.

Enfrentemos, então, o desafio daquilo que nos escapa à compreensão, sem sermos escravos do tempo e sem fechar as portas para o futuro (como me disse alguém.)

"Que és tu a mim que eu compreenda ao ponto
De o sentir...?"

(outra do mestre FP)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails