"É a vida, mais que a morte, a que não tem limites."

sábado, 10 de abril de 2010

MEDO DO ESCURO?


Esse texto não é meu, mas foi escrito para mim. Achei tão bonito que resolvi compartilhar:

("é tão escuro e fundo dentro de mim, estou me afogando...")
Cartas postas, que vença o melhor!
Seria a vida um jogo de azar, seria um jogo? Seríamos obrigados a jogá-lo? Afinal, quem deu as cartas, quem é o dono da banca? Que jogo é esse em que nunca sabemos se ganhamos ou não?
A metáfora é boa, mas, a premissa vazia. Não é a vida um jogo, tampouco somos jogadores (embora nos esforcemos para sê-lo), especialmente, se considerarmos que o adversário mais perigoso não esta à nossa frente, está no “escuro e fundo”  que há em nós.
A Filosofia ensina que o maior desafio não é descobrir a causa das coisas, nem mesmo a causa da coisa não causada, mas, enfrentar o risco do necessário mergulho no “escuro e fundo” de nossas almas (aqui entendida filosoficamente como anima).
A possibilidade de afogamento é real, presente e, lamentavelmente, freqüente, não obstante o número de afogados que sequer suspeita de ter somente passado pela vida, sem experimentá-la.
Sinto a expectativa de quem lê e espera resposta fácil a esse imanente problema humano. Não a tenho! Tenho, somente, coragem de, cotidianamente, ir sempre e cada vez mais fundo nesse mergulho em busca de mim. A cada instante me surpreendo, me assusto, sinto medo, euforia, às vezes, e me inquieto cada vez mais.
De tudo, dores, boas surpresas, surpresas, afirmo, com orgulho e medo que dragões existem, mas, subjugá-los é a justa recompensa de quem se arrisca. 
Sejam, portanto, o medo, a curiosidade, o desejo ou a coragem, o trampolim para esse mergulho necessário, caso queiramos ser mais do que existir.

5 comentários:

Ana Beatriz disse...

Lindo texto. Parabéns ao autor e a você que o mereceu.

Nina disse...

Oi, Ana,

Obrigada.
Também achei lindo, por isso resolvi compartilhar.

Volte sempre!

Bj

Anônimo disse...

Li os outros textos, esse cara escreve bem.

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Muito muito bom. Profundo, me fez bem ter lido.

Beijos,

Bela - A Divorciada

Nina disse...

Anônimo,

Concordo!

Bj


Bela,

Sim, gosto muito do que ele escreve.

Bjo!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails